17 de mar. de 2014


PRIMEIRO LAB DO PROJETO ARMOD É CONCLUÍDO PELA ESTILISTA MARCIA GANEM

0
Foi com saldo positivo e surpreendente que a estilista Marcia Ganem encerrou a série de quatro laboratórios —os Labs— que deu início ao projeto ARMOD em janeiro deste ano. O ‘Laboratório de Idéias’, módulo conduzido pela estilista, foi concluído com a apresentação das peças de arte, objetos decorativos e instalações produzidas por cinco coletivos formados pelos 30 participantes selecionados para o projeto ARMOD, entre designers de moda, designers gráficos, artistas plásticos e até uma bióloga e musicista.

Os grupos trabalharam buscando inspiração em memórias afetivas, mote provocado pela orientadora. Ao final, todo o grupo se reuniu para a criação coletiva de um vestido conceitual, elaborado por um trançado de fitas de cetim como na “dança das fitas” do nosso folclore. O resultado deste primeiro Lab vai virar exposição, que entrará em cartaz até o final deste mês na Casa de Castro Alves, centro cultural gerido por Ganem, que fica na Rua do Passo, 52, Santo Antonio Além do Carmo.

Para Maria Luedy, idealizadora do ARMOD, o resultado dos trabalhos foi um indicador importante para se conhecer quem são os participantes. “Não tinha pensado na construção de objetos já para este primeiro Lab, pois a nossa ideia era ter o objeto criado depois do grupo ter vivenciado todas as experiências com orientação dos profissionais, mas o resultado surpreendeu positivamente”, declara Luedy.

SOBRE O ARMOD
Desenvolvido pela Oficina de Papel Consultoria e Cursos, o projeto ARMOD tem como objetivo estimular o imaginário e a criatividade, sempre valorizando a brasilidade. À frente do projeto estão a artista plástica Maria Luedy e a produtora cultural Sandra Galeffi. Com duração de seis meses, o ARMOD será dividido em cinco laboratórios experimentais -ou Labs-, voltados para quem já possui nível técnico ou superior, principalmente em áreas como artes, moda e design.

O time de orientadores reúne os estilistas Jefferson Ribeiro, Márcia Ganem e Miguel Carvalho, a designer de moda Karin Galvão, o artista visual cenógrafo e figurinista Zuarte Júnior, além da própria Maria Luedy. Nos Labs, os profissionais orientarão o desenvolvimento de coleções e produtos direcionados para a arte, a moda e o design, que serão expostos posteriormente, na conclusão do projeto.

O ARMOD é um projeto ligado à qualificação e cultura, aprovado pelo edital de Fomento à Cultura da Secult do Governo do Estado da Bahia, e tem o apoio da Secretaria da Fazenda e Fundo de Cultura da Bahia.




0 comentários:

Postar um comentário