7 de dez. de 2013


As delícias do Tempero no Forte 2013

0
Desde o último dia 28 que o litoral norte está recebendo o Tempero no Forte - VIII Festival de Gastronomia e V  Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte e Arembepe  – . O festival reúne chefs de todo Brasil para criar pratos especiais. Este ano, a carne foi o ingrediente de destaque. O  Tempero termina  amanhã, mas na semana passada fui convidada para passar uma tarde na charmosa vila de Praia do Forte, juntamente com outros jornalistas,  degustando alguns pratos de restaurantes participantes.

Tudo começou no famoso Terreiro da Bahia, comandado pela chef Tereza Paim. Abrimos os trabalhos com espumante da casa, acompanhados de bolinhos de carne do sol e camarão. Simplesmente maravilhosos. Depois seguimos para a Obá Moquecaria, no qual fomos recebidos pela simpática Aline, gerente do local, e pelo chef Fabiano Olmo. Eles nos proporcionaram momentos deliciosos saboreando um  Angus do Sol com abóbora defumada e o exótico biribiri. O corte é macio e o molho de biribiri, que deveria ser azedinho, é imperceptível. Para acompanhar, a leve e saborosa cerveja mexicana Dos Equis.

Seguimos para a Risoteria. Lá o prato do Festival foi o Medalão de Ancho com Risoto de beterraba e gengibre, do chef Ruchard James. Prato leve que harmonizamos com um vinho rosé. Para finalizar, torta gelada de chocolate e cafezinho.

Posteriormente, degustamos o Carré de Cordeiro com crosta de castanha de caju, criado pelo mestre Ricardo Ferraz, no Terra Brasil. Divino!  Terminamos a tarde de maneira perfeita no local onde iniciamos o passeio: Terreiro da Bahia. Tereza Paim, sempre simpática, nos ofereceu sobremesas e bebidas. Vida longa o Tempero no Forte, evento que movimenta a economia da região e insere a Bahia no cenário dos grandes eventos gastronômicos.

 Angus do Sol - Obá Moquecaria 
 Dos Equis - Obá Moquecaria 
 Medalão de Ancho com Risoto - Risoteria
 Sobremesa- Terreiro da Bahia

 Carré de Cordeiro - Terra Brasil






0 comentários:

Postar um comentário